Notícias

SC se destaca no cumprimento dos objetivos do milênio, diz ONU Brasil

19/05/2015 - No topo

Estado está acima da média nacional em saúde, educação e igualdade.
Coordenador da ONU no Brasil apresentou resultados ao Governo de SC.

Santa Catarina cumpriu completamente três das oito metas do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU) e está acima da média nacional e da região Sul do país em seis delas. Segundo o coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, o estado tem destaque nacional especialmente na saúde e educação.  

O relatório nacional de acompanhamento foi apresentado ao governador Raimundo Colombo nesta quinta-feira (23). “Dentro do Brasil, Santa Catarina se destaca como um dos estados com maior progresso social nos últimos anos, com melhoras nos indicadores de saúde e de educação”, explicou Chediek.

Os indicadores mostram avanços em diferentes áreas entre o período de 1990 e 2015.  “Isso mostra a qualidade de vida da nossa gente, a força do povo catarinense e a energia da nossa sociedade”, afirmou o governador.

Confira o desempenho do estado detalhado em cada um dos objetivos no portal do programa.

Metas
Santa Catarina atingiu completamente três das oito metas, uma delas de acabar com a fome a miséria. Segundo o relatório do acompanhamento brasileiro dos objetivos, o estado catarinense conseguiu cumprir em 133% o objetivo de reduzir a população com renda abaixo da linha da pobreza e em 192% a meta de  pela metade a proporção da população que sofre de fome. O estado está acima da média nacional e da região Sul neste item.

Ele também se destacou em relação à educação básica de qualidade para todos. Conforme o relatório, 98,9% dos catarinenses entre 7 e 14 anos estão no ensino fundamental e 61,4% de 15 a 17 anos está no ensino médio. Mesmo assim, o relatório considera que o estado cumpriu com 79,3% da meta de garantir que  todas crianças terminem o ensino fundamental .

A igualdade entre sexos e valorização da mulher também são destaques em Santa Catarina. O relatório considera que o estado conseguiu em 90,9% eliminar a disparidade entre gêneros no ensino fundamental e médio. O estudo aponta que as mulheres têm níveis educacionais superiores aos homens, mas que a segmentação do conhecimento e a distribuição desigual de tarefas domésticas contribuem com a diferença ainda existente de gênero no acesso ao trabalho e na renda.

Santa Catarina também está acima da média em relação à redução da mortalidade infantil. O Brasil reduziu de 47,1 mortes para cada mil nascidos vivos em 1990, para 15,3 em 2011. Santa Catarina reduziu de 33,6 mortes por mil nascidos vivos em 1990 para 10,8 em 2011. Mesmo assim, se considera que 69,4% da meta de reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos foi cumprida.

Em relação à melhoria da saúde das gestantes, o estado conseguiu reduzir a taxa de mortalidade materna em 50,6%. Não há números comparativos entre Santa Catarina e o país, mas o elevado número de cesariana é apontado como um dos pontos que dificultam o cumprimento 100% desta meta. Em 2011, por exemplo, 54% dos partos do Brasil foram cesáreas, sendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda de 5% a 15%.

O sexto objetivo estabelecido, o de combater a Aids, a malária e outras doenças, também foi cumprido com sucesso pelo estado, conforme a ONU Brasil. O relatório considera que Santa Catarina conseguiu em 100% começar a reverter a propagação da malária e de outras doenças. O relatório não mostra números sobre a reversão da propagação de Aids, mas Santa Catarina está abaixo da média nacional e da região Sul em relação à detecção de HIV/Aids. 

SC cumpriu totalmente oito metas (Foto: ODM/Divulgação)SC cumpriu totalmente quatro metas (Foto: ODM/Divulgação)

Qualidade de vida
Santa Catarina também tem saldo positivo na qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. De acordo com o relatório, o estado conseguiu em 113,4% reduzir pela metade a proporção da população sem acesso sustentável à agua potável segura. 

Conforme o relatório, 85,5 % da população catarinense possui acesso à rede de esgoto ou fossa séptica, número maior que a média nacional e da região Sul. Ainda segundo o relatório, 29,8% da população residia em moradias inadequadas em relação a 36,6% da população brasileira. No entanto, em 2012, 83,2% da população tinha acesso à água de rede pública, resultado negativo se comparado à média nacional e da região Sul.

A oitava meta, para que todos trabalhem pelo desenvolvimento não é apontada com números. O relatório considera que o país, e consequentemente Santa Catarina, contribuem para que bons resultados sejam alcançados.

Objetivos para os próximos 15 anos
“Santa Catarina tem se destacado avanços significativos, porém, ainda há muito que fazer, são questões sociais e elas nunca terminam”, afirmou João Batista Fiorini Thomé, secretário Executivo do movimento Nós Podemos em Santa Catarina, que intermediou o encontro do coordenador da ONU no Brasil com empresas e universitários nesta quinta (23).

O objetivo é que as entidades se envolvam no cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos para o período de 2015 a 2030.

“A comunidade internacional está criando uma nova agenda, baseada no paradigma do desenvolvimento humano sustentável, que inclui dimensões sociais, econômicas e ambientais”, afirmou Chediek. As metas devem ser ratificadas em um encontro em Nova York em setembro deste ano.

Domingo (12) deve ser ideal para quem quiser fazer atividades ao ar livre (Foto: Ricardo Ghisi Tobaldini/Divulgação)
Relatório considera que SC auxilia para manutenção do desenvolvimento sustentável (Foto: Ricardo Ghisi Tobaldini/Divulgação)




Fonte: G1

Outras Notícias

O MELHOR PERÍODO DO ANO

Hahaha hahaha sksksksk ajsjsjs ajsjsjs ajsjsjs sjsnsbns

Bancos suspendem pagamento de dívida por até 60 dias por covid-19

A iniciativa vale apenas para empréstimos que estão pagos em dia. Os maiores bancos brasileiros anunciaram que estão abertos a p...

Use seu FGTS para investir na aquisição da casa própria

A partir do próximo dia 10 começam os saques do segundo lote das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ...

Mais dinheiro para financiamento de imóveis

Medida quer aumentar o volume de crédito para a compra da casa própria. Dinheiro virá de uma reserva que os bancos são obr...

Prefeitura de Sombrio estará fechada sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Sombrio não estará atendendo na sexta-feira, dia 05, por ser facultativo. Para quem não sabe, quinta-fe...

Rajadas de vento no Sul podem passar dos 100 km/h

Um ciclone extratropical e uma frente fria se formam na região entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina nas próximas 24 horas. A...

Consórcio de imóveis é opção de compra sem juros

A modalidade permite adquirir um bem sem a existência de juros. Desde o início deste ano, medidas que dificultam a vida daqueles que d...

`Esta é a melhor hora para investir`, recomenda o economista Ricardo Amorin

Consultor, economista e apresentador de TV destaca que momento atual é propício para adquirir imóveis Apesar do desaquecimento d...

Diante das restrições de crédito aumenta procura por Consórcio Imobiliário

Diante das últimas restrições ao crédito imobiliário, os bancos trabalham para ampliar a participação...

"Mercado está lento, mas segue ativo", afirma especialista do setor imobiliário

Número de financiamentos aprovados pela caixa nos quatro primeiros meses de 2015 já supera total de 2014 Mudanças afetam o m...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png

Sobre Nós

خدمات زكا العقارية

Zacca Imobiliária
CRECI 3423 J
+55 48 3533-1017
Sombrio - SC

Contato

  • Avenida Getúlio Vargas, 219, centro, Sombrio - SC, 88960-000, República Federativa do Brasil

  • (48) 3533-1017 e 99921-3134
  • Segunda a Sexta: 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 18h

www.zaccaimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.