Notícias

Comando Nacional dos Bancários recomenda fim da paralisação

04/10/2014 - Bancos

Após receber uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta sexta-feira (3), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informou, na madrugada deste sábado (4), que o Comando Nacional dos Bancários vai recomendar à categoria o fim da greve, que começou no dia 30 de setembro.

Segundo a Contraf-CUT, os trabalhadores dos bancos públicos e privados vão decidir em assembleia pelo fim ou não da paralisação na próxima segunda-feira (6). Em todo o Brasil, 134 sindicatos representam a categoria e irão levar a proposta da Fenaban para votação dos bancários.

Na 9ª rodada de negociação, a Fenaban propôs elevar o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Em relação aos dias parados, a entidade dos bancos propôs compensação de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha 6 horas, e uma hora no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha 8 horas.

"Vemos essa proposta como positiva. É um aumento maior do que no ano passado e também é muito importante a criação de mecanismos de combate à pressão por venda de produtos. Foi um avanço. Nos últimos anos nos tentaram vencer pelo cansaço, tanto que a greve em 2013 durou 26 dias. Parece que eles aprenderam com os erros e resolveram de fato apresentar uma proposta melhor", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf, por telefone ao G1.

Paralisação
A greve dos bancários, que entrou nesta sexta-feira (3) em seu quarto dia, já fechou 10.355 agências pelo país, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A paralisação, segundo a entidade, é por tempo indeterminado. Sindicatos de todos os estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal.

 
A greve foi iniciada apenas em agências bancárias, mantendo o funcionamento de caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos.
No entanto, segundo o sindicato, na quarta-feira, bancários de São Paulo e do Rio de Janeiro paralisaram alguns callcenters, telebancos, centros administrativos, serviço de apoio ao cliente e central de atendimento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Veja aqui as opções para realizar operações bancárias, como transferêcias e pagamentos, durante a paralisação nas agências bancárias.

Notificações do Procon
O Procon do Rio Grande do Norte notificou o Sindicato dos Bancários do estado para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante o período de greve. A notificação  orienta que caixas eletrônicos permaneçam disponíveis.

Houve também notificação no Tocantins, onde a paralisação teve adesão de 60% dos funcionários de acordo com o Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec-TO). O Procon-TO notificou o Sintec que mantenha pelo menos 30% dos funcionários trabalhando e os caixas eletrônicos disponíveis.

Reivindicações dos bancários
Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também pede aumento nos valores de benefícios como vale-refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros.

Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.

No sábado (27), o Comando Nacional dos Bancários confirmou o indicativo de greve mesmo após uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As instituições financeiras haviam elevado o reajuste de 7% a 7,35% para os salários, e o aumento no piso da categoria de 7,5% para 8%. No entanto, os novos índices foram considerados insuficientes pelos bancários em reunião realizada em São Paulo.

Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.

Em nota, a Fenaban "reafirma sua confiança na manutenção das negociações para um desfecho da convenção coletiva 2014/2015". A entidade ainda "ressalta que o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras, tais como internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular. Há também os caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil".




Fonte: G1

Outras Notícias

O MELHOR PERÍODO DO ANO

Hahaha hahaha sksksksk ajsjsjs ajsjsjs ajsjsjs sjsnsbns

Bancos suspendem pagamento de dívida por até 60 dias por covid-19

A iniciativa vale apenas para empréstimos que estão pagos em dia. Os maiores bancos brasileiros anunciaram que estão abertos a p...

Use seu FGTS para investir na aquisição da casa própria

A partir do próximo dia 10 começam os saques do segundo lote das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ...

Mais dinheiro para financiamento de imóveis

Medida quer aumentar o volume de crédito para a compra da casa própria. Dinheiro virá de uma reserva que os bancos são obr...

Prefeitura de Sombrio estará fechada sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Sombrio não estará atendendo na sexta-feira, dia 05, por ser facultativo. Para quem não sabe, quinta-fe...

Rajadas de vento no Sul podem passar dos 100 km/h

Um ciclone extratropical e uma frente fria se formam na região entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina nas próximas 24 horas. A...

Consórcio de imóveis é opção de compra sem juros

A modalidade permite adquirir um bem sem a existência de juros. Desde o início deste ano, medidas que dificultam a vida daqueles que d...

`Esta é a melhor hora para investir`, recomenda o economista Ricardo Amorin

Consultor, economista e apresentador de TV destaca que momento atual é propício para adquirir imóveis Apesar do desaquecimento d...

Diante das restrições de crédito aumenta procura por Consórcio Imobiliário

Diante das últimas restrições ao crédito imobiliário, os bancos trabalham para ampliar a participação...

"Mercado está lento, mas segue ativo", afirma especialista do setor imobiliário

Número de financiamentos aprovados pela caixa nos quatro primeiros meses de 2015 já supera total de 2014 Mudanças afetam o m...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png

Conheça

خدمات زكا العقارية

Zacca Imobiliária
CRECI 3423 J
+55 48 3533-1017
Sombrio - SC

Contato

  • Avenida Getúlio Vargas, 219, centro, Sombrio - SC, 88960-000, República Federativa do Brasil

  • (48) 3533-1017 e 99921-3134
  • Segunda a Sexta: 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 18h

www.zaccaimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.